Padrão de leitura em forma de F na web: mal compreendido, mas ainda relevante (mesmo no celular)

Rastreamento ocular mostra que as pessoas digitalizam páginas da web em vários padrões, um deles sendo o formato da letra F
pesquisa de rastreamento ocular mostra que as pessoas digitalizam páginas da web e telas de telefones em vários padrões, um deles sendo o formato da letra F. Onze anos após descobrir esse padrão, revisitamos o que ele significa hoje.

O padrão de leitura em forma de F para conteúdo da web, foi identificado em 2006 através de varias pesquisas de diversos orgãos. Ao longo dos anos, muitos se referiram a estas pesquisas, às vezes corretamente, e em muitas outras instâncias interpretando mal. Neste artigo, pretendemos relatar pesquisas recentes revisando-o e também esclarecer alguns dos equívocos relacionados ao padrão-F. Em particular:

  1. A digitalização na web nem sempre tem a forma de F. Existem também outros padrões de digitalização comuns .
  2. O padrão F é negativo para usuários e empresas.
  3. Um bom design pode evitar F-forma digitalização .

O padrão em forma de F

 

No padrão de digitalização em forma de F é caracterizado por muitas fixações concentradas na parte superior e no lado esquerdo da página. Especificamente:

  1. Os usuários leem primeiro em um movimento horizontal , geralmente na parte superior da área de conteúdo. Este elemento inicial forma a barra superior do F’s.
  2. Em seguida, os usuários movem a página um pouco para baixo e, em seguida, leem em um segundo movimento horizontal que normalmente cobre uma área menor do que o movimento anterior. Este elemento adicional forma a barra inferior do F.
  3. Finalmente, os usuários examinam o lado esquerdo do conteúdo em um movimento vertical . Às vezes, essa é uma varredura lenta e sistemática que aparece como uma faixa sólida em um mapa de calor de rastreamento ocular. Outras vezes, os usuários se movem mais rápido, criando um mapa de calor mais pontiagudo. Este último elemento forma a raiz do F’s.

As implicações desse padrão são:

  • As primeiras linhas de texto em uma página recebem mais olhares do que as linhas de texto subsequentes na mesma página.
  • As primeiras palavras à esquerda de cada linha do texto recebem mais fixações do que as palavras subsequentes na mesma linha.

Assim, nas primeiras linhas do texto, as pessoas irão escanear mais palavras à direita do que nas linhas seguintes. Esse padrão de varredura se assemelha ao formato da letra F, mas raramente é um F. perfeito . Por exemplo, em alguns casos, as pessoas podem se interessar por um parágrafo abaixo da página e podem se fixar em mais palavras, lendo novamente para a direita, então o padrão passa a se parecer com um E.

O padrão em forma de F se aplica à leitura dos usuários da área de conteúdo da página da web. Assim, descreve o comportamento das pessoas quando visitam uma página da web e avaliam seu conteúdo, não o comportamento delas quando estão em uma nova seção do site e inspecionam as barras de navegação (normalmente no topo e / ou à esquerda da página) para decidir para onde ir a seguir. Portanto, em um padrão F, os olhares à esquerda caem na parte esquerda da área de conteúdo , não na parte mais à esquerda da página inteira, se a coluna esquerda estiver ocupada por um trilho de navegação.

Nossa pesquisa recente de rastreamento ocular mostra que o padrão de digitalização em forma de F está vivo e bem no mundo de hoje – tanto no desktop quanto no celular. Um exemplo típico da longevidade das descobertas de UX que dependem mais do comportamento humano do que da tecnologia.

Nossa recente rodada de pesquisa de rastreamento ocular também mostrou que em línguas da direita para a esquerda, como o árabe, as pessoas lêem em um padrão em forma de F invertido (como havíamos previsto, mas não havíamos visto antes desta pesquisa).

O padrão em forma de F não é o único padrão de digitalização

Além do padrão em forma de F, existem muitos outros padrões de digitalização possíveis, incluindo os listados abaixo:

  • O padrão de bolo em camadas ocorre quando os olhos examinam títulos e subtítulos e ignoram o texto normal abaixo. Um gráfico visual ou mapa de calor desse comportamento mostrará linhas horizontais, uma reminiscência de um bolo com camadas alternadas de bolo e glacê.
  • O padrão pontilhado consiste em pular grandes pedaços de texto e escanear como se procurasse algo específico, como um link , dígitos , uma palavra específica ou um conjunto de palavras com uma forma distinta (como um endereço ou assinatura).
  • O padrão de marcação envolve manter os olhos focados em um lugar enquanto o mouse rola ou desliza o dedo pela página, como uma dançarina fixa em um objeto para manter o equilíbrio enquanto gira. A marcação acontece mais no celular do que no desktop.
  • O padrão de ignorar ocorre quando as pessoas pulam deliberadamente as primeiras palavras da linha, quando várias linhas de texto em uma lista começam todas com a (s) mesma (s) palavra (s).
  • O padrão de compromisso consiste em fixar-se em quase tudo na página. Se as pessoas estiverem altamente motivadas e interessadas no conteúdo, elas lerão todo o texto em um parágrafo ou mesmo uma página inteira. (No entanto, não conte com que isso aconteça com frequência. Suponha que a maioria dos usuários fará a varredura.)

Por que as pessoas digitalizam em um padrão em forma de F

As pessoas digitalizam em forma de F quando todos esses 3 elementos estão presentes:

  1. Uma página ou seção de uma página inclui texto com pouca ou nenhuma formatação para a web. Por exemplo, ele tem uma “parede de texto”, mas sem negrito, marcadores ou subtítulos.
  2. O usuário está tentando ser mais eficiente nessa página.
  3. O usuário não está tão comprometido ou interessado a ponto de ler cada palavra.

Os dois últimos elementos resumem praticamente todo o comportamento da web: a grande maioria dos usuários da web prefere terminar suas tarefas o mais rápido possível com o mínimo de esforço; eles visitam uma página porque querem encontrar uma resposta rápida, em vez de ler uma dissertação sobre o assunto e se instruir.

Quando os escritores e designers não tomaram nenhuma providência para direcionar o usuário às informações mais relevantes, interessantes ou úteis, os usuários encontrarão seu próprio caminho. Na ausência de quaisquer sinais para guiar o olho, eles escolherão o caminho de esforço mínimo e passarão a maior parte de suas fixações perto de onde começaram a ler (que geralmente é a palavra mais à esquerda em uma página de texto). Não é que as pessoas vão sempre escanear a página no formato de F. Embora anos de leitura provavelmente tenham treinado as pessoas a pensar que o conteúdo mais importante vem antes do conteúdo menos importante, nenhum usuário realmente sente que o conteúdo foi organizado de forma que o mais importante as coisas aparecem em forma de F. O padrão F é o padrão quando não há pistas fortes para atrair os olhos para informações significativas.

As pessoas tendem a minimizar o custo de interação e maximizar o benefício que obtêm do trabalho que realizam. Para seus olhos, isso se traduz em gastar poucas fixações, enquanto ainda coleta as informações de que precisam; sendo produtivos, envolvidos e bem-sucedidos com o que recebem dessas fixações. Economizar no tempo significa menos fixações – olhando menos palavras.

Em alguns casos, as pessoas ficarão entediadas ou cansadas ao digitalizar o texto. Outras vezes, as palavras que lêem oferecem apenas um fraco cheiro de informação , o que pode ser gratificante o suficiente para continuar a digitalização, mas não o suficiente para ler mais do texto.

O formato F é ruim para usuários e empresas

Quando as pessoas digitalizam em formato de F, elas perdem grandes pedaços de conteúdo com base apenas em como o texto flui em uma coluna. As frases e palavras ignoradas são geralmente tão importantes – ou até mais importantes – quanto as palavras lidas. Mas os usuários não vão perceber isso, pois, por definição, não sabem o que não veem.

No design responsivo , ou em qualquer layout de texto líquido , o texto flui de maneira diferente dependendo do tamanho da janela. Portanto, um usuário que digitaliza em forma de F em seu telefone, por exemplo, não se fixaria nas mesmas palavras se digitalizasse a mesma página em um desktop – apenas por causa da forma como o conteúdo flui em diferentes tamanhos de viewport.

Não se engane, o padrão de digitalização em forma de F é ruim para usuários e empresas: significa que os usuários podem pular conteúdo importante simplesmente porque ele aparece no lado direito da página. Uma boa formatação da web reduz o impacto do F-digitalização. Se suas páginas contiverem grandes pedaços de texto não formatado, as pessoas irão digitalizá-lo em forma de F.

Se escanear em um padrão F é ruim para os usuários, por que eles fazem isso com tanta frequência que esse é o comportamento dominante na web? Porque é realmente apenas “ruim” em termos de capacidade de obter o máximo benefício de sua visita ao seu site. No entanto, os usuários não visam maximizar os benefícios de um único site. Eles visam otimizar a relação custo-benefício do uso da web como um todo . Seu site é como um grão de areia na praia em comparação com toda a Internet. Para construir um belo castelo de areia – para ficar com a metáfora – você não pode perder tempo procurando grãos de areia particularmente lisos. Você tem que recolher areia aos baldes. Da mesma forma, os usuários obtêm valor da web acessando vários sites e gastando pouco esforço em cada um, muitas vezes usandoestacionamento de página para manter muitos sites abertos simultaneamente.

Os melhores antídotos para o padrão em forma de F

Faça o trabalho pelos usuários em vez de forçá-los a se esforçar e tomar atalhos ruins. Priorize e formate o texto para direcionar os usuários ao que você deseja que eles vejam e ao que você sabe que eles desejam ver. Algumas dicas simples:

  1. Inclua os pontos mais importantes nos dois primeiros parágrafos da página.
  2. Use títulos e subtítulos. Certifique-se de que eles pareçam mais importantes e sejam mais visíveis do que o texto normal para que os usuários possam distingui-los rapidamente.
  3. Comece os títulos e subtítulos com as palavras que contêm mais informações : se os usuários virem apenas as 2 primeiras palavras, eles ainda deverão entender a essência da seção a seguir.
  4. Agrupe visualmente pequenas quantidades de conteúdo relacionado – por exemplo, circundando-os com uma borda ou usando um fundo diferente.
  5. Palavras e frases importantes em negrito .
  6. Aproveite a formatação diferente dos links e certifique-se de que os links incluam palavras contendo informações (em vez de “vá” genérico, “clique aqui” ou “mais”). Essa técnica também melhora a acessibilidade para usuários que ouvem os links lidos em voz alta em vez de examinar o conteúdo visualmente.
  7. Use marcadores e números para indicar itens em uma lista ou processo.
  8. Corte o conteúdo desnecessário .

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